IPO é a sigla em inglês para Initial Plublic Offering, Oferta Pública Inicial em português. É a abertura de capital da empresa, quando ela passa a ser listada na bolsa de valores. Através desse mecanismo, as empresas captam recursos para financiar seus projetos pela venda de parte de suas ações.
Como o negócio passa a ser listado em bolsa, possuindo vários acionistas, a regulação e fiscalização passa a ser mais intensa. Empresas de capital aberto são obrigadas divulgar informações previamente mantidas em sigilo, que dizem respeito a seu desempenho e saúde financeira. Além disso, a realização de um IPO deve ser assistida por um banco de investimentos, o que encarece o processo.
IPOs oferecem grandes oportunidades de lucro rápido, já que as ações podem decolar quando vendidas pela primeira vez. Foi o caso recente do Banco inter, que viu suas ações subirem 16% na abertura do pregão, porém fechou o dia estável. Um dos principais obstáculos para uma boa análise é a falta de informação, que torna a compra arrisc
ada, afinal, a disparada pode ser somente euforia.